Têmis




Pai (s) UranoGaia
Irmão (s) Oceano, Céos, Crio, Hiperion, Jápeto, Cronos, Tétis, Teia, Febe, ReiaMnemósineHecatônquirosAlcioneuMeliadesCiclopes
Casada (s) Zeus
Filho (s) Horas

Têmis

Têmis uma Titânide, Filha de Urano e Gaia! É a Deusa-Guardiã dos Juramentos dos Homens e da lei, sendo constantemente invocada nos Julgamentos perante os Magistrados.

Têmis empunha a Balança, com que equilibra a razão com o Julgamento!

Gaia querendo proteger Têmis do enlouquecimento de Urano, á-entrega ainda criança, aos cuidados de Nix, que acabara de gerar Nêmesis!

Porém Nix estava cansada, pois Gerara Incessantemente seus Filhos! Então entrega sua Filha Nêmesis, e a Sobrinha Têmis aos cuidados de suas Filhas mais Velhas, as Moiras.

As moiras criam as duas Deusas infantes e lhes ensinam tudo sobre a Ordem Cósmica e Natural das coisas! E também a importância de zelar pelo equilíbrio.

As moiras são as Deusas do Destino, tanto dos homens, quanto dos Deuses e suas decisões não podem ser transgredidas por ninguém.
Desta criação, vimos a Origem das semelhanças das duas lindas e poderosas Deusas criadas como irmãs! Têmis, a Deusa da justiça, e Nêmesis, a Deusa da Vingança Divina.

Têmis é a Deusa dos Juramentos, mãe de Dice á Deusa da justiça e Protetora dos Oprimidos.

Zeus e Têmis foram os pais das Horas! E ela é uma Deusa que falava com os Homens através dos Oráculos! O mais famoso deles é o de Delfos.

Pertencia originalmente a Gaia, que o passou a filha Têmis! Depois disso, ele foi de Febe e só no fim foi habitado por Apolo.

Quando o titã Prometeu foi acorrentado ao Cáucaso, Têmis profetizou que ele seria libertado! Sua profecia se concretizou quando Hércules, salvou-o do seu castigo.

Também foi Têmis quem alertou Zeus que o filho de Métis seria uma ameça à ele no futuro.

Têmis ajudou Deucalião e Pirra a formar a humanidade após o dilúvio enviado como castigo por Zeus! Profetizando que ambos deveriam jogar os ossos de sua mãe para trás das costas! Pirra ficou temerosa de cometer algum sacrilégio ao profanar os ossos de sua mãe, não captando o sentido da profecia.

Deucalião, porém, entendeu tratar-se de pedras os ossos da Mãe Terra, mãe de todos os seres, Gaia! Assim ele atirou pedras para trás e delas surgiram Homens.

Pirra também atirou as Pedras e surgiram as Mulheres.
Têmis foi a segunda esposa de Zeus, depois de Métis e antes de Hera! É ela que temperou o poder de Zeus com muita sabedoria e com seu profundo respeito pelas leis naturais. Sendo uma titânide, suas raízes são instintivas e Pré-Olímpicas e estende-se à frente, para incluir uma visão Cósmica das operações finais e essenciais do Universo inteiro.

Comentários