domingo, 23 de outubro de 2016

Hera



Pai (s) CronosReia
Irmão (s) Deméter, Héstia, Hades, Posidon, Zeus
Casada (s) Zeus
Filho (s) Ares, Ênio, Hebe, Ilitia, Hefesto, Éris

Hera

Hera Deusa das bodas, da maternidade, e das esposas.
Irmã e esposa de Zeus, é a Rainha dos Deuses, e patrona da fidelidade conjugal! Retratada como majestosa e solene, muitas vezes coroada com os polos (uma coroa alta cilíndrica usada por várias Deusas), Hera é geralmente representada ostentando na mão uma romã, símbolo da fertilidade, sangue e morte, e substituto das cápsulas da papoula de ópio. A vaca e, posteriormente, o pavão são seus animais simbólicos principais.

Íris era a sua fiel atendente, também mensageira.
Retratada como ciumenta e agressiva contra qualquer relação extra-conjugal, odiava e perseguia as amantes de Zeus, e os filhos bastardos gerados desses relacionamentos. Tentou, dentre alguns exemplos, matar Hércules ainda no berço! A única exceção era Hermes e sua mãe Maia, que a Deusa até admirava pela astúcia e beleza.

Como patrona da matrimônio, odiava adúlteros e, por isso, era invocada por seus devotos para castigar cônjuges infiéis.
Possuía sete templos na Grécia antiga. Usava uma pena do seu Pássaro como marcação de seus locais sagrados, e aparecia aos mortais apenas como um par de olhos.

Hera tinha santuários , e era adorada em muitas partes da Grécia, muitas vezes em comum com Zeus.
O principal local de seu culto foi Argos. Segundo a tradição, Hera tinha disputado a posse de Argos com Posídon, mas os Deuses do Rio agiram contra ela.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...