domingo, 25 de setembro de 2016

Atlas




Pai (s) Jápeto, Climene
Irmão (s) Prometeu, EpimeteuMenoécio
Casado (s) Pleione
Filho (s) Plêiades, hespérides

Atlas

Atlas é um dos titãs condenado por Zeus a sustentar o mundo para sempre.

Casado com Pleione, com a qual teve sete filhas conhecidas como Plêiades.

Atlas é filho do titã Jápeto e da oceânide Climene.

Atlas participou da grande Guerra Titanomaquia como General dos Titãs!

Depois que os Titãs perderam á guerra, eles foram aprisionados no Tártaro! Mas por ser o General e o mais forte dos Titãs, Zeus condenou Atlas á sustentar nos ombros o Céu por toda eternidade.

Atlas sustentava o Céu no pais das Ninfas Hespérides, que cuidavam do pomos de ouro!

Hércules em seus 12 trabalhos foi incumbido de trazer as maçãs de ouro, porém soube que somente Atlas conseguiria colhê-las! Hércules se propôs a segurar o céu enquanto Atlas colhia as maçãs e ele esperava entregar pessoalmente a Eristeu. Porém, Hércules o enganou pedindo-lhe para voltar a segurar o céu enquanto ele guardava as maçãs e fugiu. Por esse motivo, foram construídos os pilares de Hércules e Atlas foi libertado do seu fardo.

Atlas passou a ser o guardião dos Pilares de Hércules, sobre os quais o céus é sustentado, e que também eram a passagem para o lar oceânico de Atlântida, o Estreito de Gibraltar, e por isso toda a cordilheira do norte da África, recebeu o nome de Cordilheira de Atlas.

Atlas tornou-se o primeiro rei de Atlântida, e por ser o Senhor das águas distantes, seu nome nomeou o oceano Atlântico.

Por conhecer o caminho das terras distantes! Na cartografia, passou a representar a coleção de mapas da Terra chamados de Atlas.
E por ter sustentado o céu, deu-se o nome de Atlas à primeira vértebra da coluna cervical - uma referência onde suportava o gigantesco peso a que fora condenado a suportar.

Atlas foi petrificado e transformado no Monte Atlas, quando Perseu lhe-mostrou a cabeça da Medusa!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...